quinta-feira, 7 de abril de 2011

TPM

Hoje resolvi falar sobre este assunto pois é algo que me incomoda, mesmo não sendo tão intensa... TPM é muito chata porque não atinge só a pessoa que sofre com ela, mas as que estão a sua volta!

A síndrome pré-menstrual (SPM) é um complexo de sintomas que surge entre 10 e 14 dias antes da menstruação e desaparece com o início do fluxo, só se caracterizando como doença se afetar o dia-a-dia da mulher.
Uma das teorias para explicar o mecanismo fisiopatológico da síndrome pré-menstrual é a que o sistema endócrino, reprodutor e serotoninérgico convergem para efetuar a regulação do comportamento. A oscilação nos níveis dos estrógenos e da progesterona, no ciclo menstrual, atua sobre a função serotoninérgica e, em mulheres mais sensíveis, ocorre as manifestações da SPM.
A SPM é a ocorrência repetitiva de um conjunto de alterações físicas, do humor, cognitivas e comportamentais com a presença de queixas de desconforto, irritabilidade, depressão ou fadiga, geralmente acompanhadas da sensação de intumescimento e dolorimento de seios, abdome, extremidades, além de cefaléia e compulsão por alimentos ricos em carboidratos, acrescidos ou não de distúrbios autonômicos, com início em torno de duas semanas antes da menstruação e alívio rápido após o início do fluxo menstrual.

Enquetes epidemiológicas mostram que 75% a 80% das mulheres apresentam sintomas durante o período pré-menstrual, 10% das mulheres declararam que seus sintomas são perturbadores, impondo a necessidade de auxílio profissional, entre 2% e 8% das mulheres em idade reprodutiva padecem de sintomas severos o suficiente para desequilibrar suas vidas social, familiar e/ou profissional durante uma a duas semanas de cada mês. Portanto, esse sofrimento constitui um problema de saúde pública, com conseqüências importantes nas áreas pessoal, econômica e de eqüidade para as mulheres afetadas e para a sociedade.

Também é descrito aumento na freqüência de crises de pânico, de bulimia e agravamento de sintomas ansiosos, depressivos, obssessivocompulsivos, impulsos cleptomaníacos e para compras excessivas ou mesmo agravamento e aparecimento de sintomas psicóticos no período pré-menstrual.

ALGUNS ALIMENTOS QUE AJUDAM A AMENIZAR A TPM:

Linhaça;
abacaxi, melancia;
nozes, amendoim;
carboidratos complexos (cereias integrais, arroz integral...);
soja.

ALGUNS ALIMENTOS QUE PIORAM A TPM:

Chocolate;
Café;
sal em excesso (alimentos em conserva, alimentos defumados, embutidos (salsicha, lingüiça, frios), molhos prontos);

bebidas alcóolicas;
alimentos muito gordurosos (frituras, carnes empanadas, maionese, massa folhada).

E se a TPM estiver atrapalhando o seu dia a dia, procure um médico!
 
Referências:
Silva, CML, et. al.  Estudo populacional de síndrome pré-menstrual. Rev Saúde Pública, 2006.
Nogueira, CWM. Prevalência dos sintomas da síndrome pré-menstrual. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. vol.22 no.6 Rio de Janeiro July 2000.

5 comentários:

  1. Infelizmente é na TPM que há um maior consumo de alimentos que pioram a situação! Quem nunca ficou ansiosa durante a TPM e "atacou" (literalmente!) um chocolatinho para amenizar???! Faz parte do mundo feminino!

    ResponderExcluir
  2. É verdade Lilica! se der para evitar melhor pra quem sofre com ela...

    beijo e obrigada por me acompanhar!

    ResponderExcluir
  3. Eu só como o que não presta quando estou na TPM, muito chocolate e gordura, não consigo evitar, heheh

    ResponderExcluir
  4. oi, está muito legal o seu blog. O Gustavo adorou a dica sobre a TPM, hehehehe.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Jú!

    pobres maridos e namorados, sofrem mais do que nós... hehehe. minha intenção é ajudar! valeu!
    beijos.

    ResponderExcluir