segunda-feira, 4 de abril de 2011

Caldo de carne de verdade!!!

A pedido, coloco a receita do caldo de carne, não é fácil de fazer mas é gostoso e muito saudável!
INGREDIENTES:

1 canela de boi sem a carne, cortada em pedaços pequenos (é só pedir no açougue  da sua confiança que eles  em geral fornecem gratuitamente!)
1 pé de boi (mocotó) cortado em pedaços pequenos
1,5 kg de carne de costela ou ossobuco (com osso), ou ainda uma combinação das duas carnes – para variar um pouco o sabor do caldo, você pode alternar o preparo usando algumas vezes a costela, outras vezes o ossobuco. O sabor do caldo com a costela é mais forte (eu enjoei um pouco). Com o ossobuco o sabor sai bem mais suave
4 L, ou mais, de água filtrada, o suficiente para cobrir completamente as carnes e osso.
1/2 xícara de suco de limão espremido na hora!
3 cebolas médias picadas (algumas vezes eu uso cebolas roxas, que quase não alteram o sabor, mas dão uma coloração mais especial ao caldo)
3 cenouras médias descascadas e picadas
3 talos de salsão ou de alho poró picados
galhos de tomilho fresco ou uma colher de sopa de tomilho desidratado
1 colher (sopa) de grãos secos de pimenta verde esmagados (quando não encontro a pimenta verde, uso a rosa, bastante suave também)
1 maço de salsinha

Modo de preparo
Lave muito bem os ossos e o mocotó em água corrente;
Coloque os ossos e o pé (mocotó) numa panela bem grande e cubra com a água filtrada misturada com o sumo de limão. Deixe descansar durante uma hora. Enquanto isso, coloque as costelas/ossobuco em uma assadeira e deixe no forno a 200 graus (médio-alto) até dourarem (cerca de 1 hora, o tempo em que os ossos ficam de molho). Quando estiverem torradas (mas não queimadas!), coloque-as na mesma panela em que estão os ossos, acrescentando as cebolas, cenouras e o salsão. Leve à fervura por cerca de 4 horas, em fogo baixo, após esse tempo desligue o fogo e deixe amornar, coe, deixe descansar e retire a gordura que se formará na superfície do caldo, e então congele em porções conforme o seu uso. Na geladeira o caldo dura uma semana e no freezer 4 meses.

Um comentário:

  1. É tem que realmente ter muita força de vontade para parar de usar os cubinhos e fazer esse caldo, pq ele é meio demoradinho né, vou ver se faço qualquer hora dessas..

    ResponderExcluir