terça-feira, 5 de abril de 2011

ÓLEO DE COCO X ACNE

Já havia  ouvido muito falar nos benefícios do óleo de coco extra virgem, principalmente pela minha querida Profª Sig... mas que ajuda a combater a bactéria que desempenha papel crítico no desenvolvimento da acne inflamatória, não sabia! Por isso resolvi compartilhar com meus leitores... sei de alguém que vai curtir, essa é pra ti amiga!

A Acne vulgaris é uma das condições dermatológicas mais comuns, podendo afetar até 80% dos indivíduos durante a vida. Entre os vários tipos de acne, as que apresentam lesões inflamatórias causam grande preocupação devido à possibilidade de cicatrizes.
A Propionibacterium acnes (P. acnes) é uma bactéria que reside no folículo pilosebáceo da pele. Embora seja membro da flora bacteriana normal da pele, a P. acnes desempenha papel crítico no desenvolvimento da acne inflamatória quando se multiplica em excesso e reage com nosso sistema imunológico, provocando a atração de células inflamatórias.
A pele apresenta uma capacidade de auto-desinfecção que utiliza gorduras (ác. graxos) com propriedades anti-bacterianas produzidas nas glândulas sebáceas. Entre esses ácidos graxos, destaca-se o Ácido Láurico, que embora presente em pequena quantidade em nosso sebo cutâneo, é a gordura saturada com maior capacidade antimicrobiana.
Em um estudo recente, publicado na edição de Abril do "Journal of Investigative Dermatology" , realizado no Departamento de Dermatologia da University of California em San Diego, o Ácido Láurico inibiu o crescimento de bactérias da pele, incluindo P. acnes, S. aureus e S. epidermidis, em concentrações 15 vezes inferiores as de peróxido de benzoíla(BPO). O BPO é um agente oxidante tópico dos mais utilizados no tratamento da acne, tanto isoladamente como em conjunto com alguma medicação via oral.
Os autores estudaram os efeitos dessa especial gordura sobre culturas de bactérias em laboratórios (estudo in vitro) e sobre a reação inflamatória provocada pela P. acnes em cobaias (estudo in vivo). Além dos efeitos diretos sobre diversas bactérias da pele, o Ác. Láurico mostrou-se mais ativo justamente contra a P. acnes. O Ác. Láurico também atuou positivamente sobre a reação imunológica da pele contra a P. acnes, reduzindo a intensidade da reação inflamatória. Os autores concluem que o Ác. Láurico é um agente terapêutico potencial no manejo da acne que pode ser associado à outras substâncias para potencializar seus efeitos.
O Óleo de Coco Virgem Orgânico é uma fonte riquíssima de Ác. Láurico, com a vantagem de ser rico nos antioxidantes naturais do coco e de ser produzido sem agrotóxicos. Esse estudo abre uma nova possibilidade de uso para o óleo de coco, e deixa mais tranquilos aqueles que utilizam esse excelente óleo para massagens e tratamentos cutâneos.
 
Como utilizar?
Para combater a acne você pode colocar diretamente na pele, sobre a acne, antes de aplicar, lave o rosto, deixe agir por no mínimo uma hora, depois retire o excesso... também pode  ser usado via oral, uma colher por dia, ficando a sua escolha, tomar puro ou colocar na sua alimentação.

Outros benefícios:

- Reduz o colesterol LDL e aumenta o HDL
- Ação antioxidante
- Ajuda no emagrecimento
- Melhora o sistema imunológico
- Regula a tireóide
- Regula o intestino
- Ação cosmética e dermatológica
- Diabetes

E o mais importante! é o mesmo ácido graxo presente no LEITE MATERNO. Talvez isso explique este óleo ter tantos benefícios!

17 comentários:

  1. Muito legal! Não conhecia os benefícios deste óleo. Onde compro? É fácil de encontrar? Beijos

    ResponderExcluir
  2. Acho que sei quem ia gostar deste post, hehehe, mas tem para vender em que lugar? Tipo no mercado público será??

    ResponderExcluir
  3. É facil de se achar, até no super mercado tem...

    ResponderExcluir
  4. Nossa mas depois que comecei a usar o óleo de coco, notei que meu rosto encheu de espinhas,será que é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Faby! não sei a quanto tempo tu estás tomando... mas o óleo de coco tem também a propriedade de limpar o sangue, desintoxicar... pode ser por esse motivo que lhe saíram espinhas, mas se faz muito tempo que já estás tomando, é melhor procurar um dermato e tbm ver a dose que tu estás tomando... o recomendado é uma colher de sobremesa antes do almoço e do jantar, em conjunto com uma dieta balanceada, substituindo por outras gorduras da tua alimentação. abraço.

      Excluir
    2. Isso tb aconteceu comigo. Nunca tive acne nem na minha adolescencia. Depois q comecei a tomar o oleo de coco, meu rosto tb começou a ter espinhas no incio nao liguei muito pois uma pessoa me disse q o oleo estava fazendo uma limpeza no meu organismo. Porem passados 7 meses ainda estava aparecendo espinhas, cada vez mais inflamadas. Fazem 2 meses q nao tomo mais e minha pele melhorou consideravelmente, entao pare de tomar, o oleo de coco nao é legal p/ todos.
      P.S sempre tive um alimentação muito regrada. Ou seja realmente era efeito do oleo.
      Faby pare de tomar urgente antes q sua pele fica toda marcada. Abraços

      Excluir
    3. Oi Kaka! é, nem tudo que é bom para uma pessoa, vai fazer bem para outra... cada organismo aceita ou rejeita algo conforme o seu funcionamento... em mim não deu nenhuma dessas reações! abraço

      Excluir
    4. Elas estão com onda. Você acha que óleo de coco vai dar espinha?

      Excluir
  5. Eu também estou dando,e tem poucos dias ,vou parar porque pesei a minha adolescência inteira com espinha agora que melhorou começa tudo de novo?!ai não dá né kkk..

    ResponderExcluir
  6. Engraçado porque minhas espinhas melhoraram consideravelmente adorei a dica que legal que funciono comigo

    ResponderExcluir
  7. Tomei e achei que a pele ficou boa. Resolvi usar na pele e fiquei cheia de espinhas vermelhas e sem pus. Será que sou alérgica? Tinha adorado a idéia de usar algo que hidratasse e combatesse acne!

    ResponderExcluir
  8. Tomei e achei que a pele ficou boa. Resolvi usar na pele e fiquei cheia de espinhas vermelhas e sem pus. Será que sou alérgica? Tinha adorado a idéia de usar algo que hidratasse e combatesse acne!

    ResponderExcluir
  9. Comecei a comer bastante coco, pois Dr. Lair Ribeiro o recomendou para vários tipos de infecções. Então pensei que poderia me auxiliar no meu tratamento de espinha. Porém também nos dois dias seguintes minhas espinha pioraram e até nasceu mais. Será que realmente é uma purificação do sangue ou realmente o coco não faz bem para a acne?

    ResponderExcluir
  10. Comecei a passar também o óleo de coco e minha pele pipocou mas acne.Infelizmente pra mim também não deu certo.

    ResponderExcluir
  11. Comecei a passar também o óleo de coco e minha pele pipocou mas acne.Infelizmente pra mim também não deu certo.

    ResponderExcluir
  12. eu tomei por 4 dias leite de coco, pois quis substituir o de soja, e apareceram espinhas daquelas internas sabe, fiquei arrasada. E foi só parar de tomar que as espinhas secaram. Agora se o leite fez isso, imaginem o óleo.

    ResponderExcluir
  13. Se for passar o óleo de coco no rosto, o ideal é com um contonete e apenas onde tem espinhas, e usar apenas 2 vezes na semana. O uso excessivo faz com que deixe sua pele ainda mais oleosa, consequentemente ocasionando espinhas.

    ResponderExcluir